ApexBrasil vai instalar nova sede em Lisboa
O contrato, assinado a 4 de dezembro, entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a ApexBrasil, representada pelo seu presidente, Jorge Viana, formaliza a instalação do futuro escritório da ApexBrasil, em Lisboa, num edifício remodelado, cedido pelo município. A cerimónia, realizada nos Paços do Concelho, contou com a presença do ministro da Economia, Pedro Reis, do embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva, e do embaixador da missão do Brasil junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Juliano Nascimento.
A APEX, afirmou o presidente da CML, Carlos Moedas, “é uma autêntica Casa do Brasil. Um espaço para os empreendedores brasileiros, para os inovadores, para as empresas. Mas também será um espaço para a cultura”.
O “espaço que cedemos”, assinalou, significa um “apoio a toda a nossa comunidade brasileira, às empresas e aos empresários brasileiros. A esta comunidade que é cada vez maior e que tanto contribui para a vida da nossa cidade". A comunidade brasileira "é a maior comunidade estrangeira no nosso país, e a maior em Lisboa: são mais de 20% dos residentes estrangeiros na cidade. São hoje uma força viva que deixa a sua marca na nossa vida, na economia, na cultura", afirmou Carlos Moedas.
O edifício de quatro andares localizado no centro de Lisboa, será remodelado para receber, além da ApexBrasil, outras entidades públicas brasileiras como a Embratur e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O primeiro andar será destinado à Fundação do Banco do Brasil, dedicada a atividades culturais. Os restantes espaços serão ocupados pela ApexBrasil, Embratur e Fiocruz, além de áreas dedicadas ao empreendedorismo brasileiro, com incubadoras e aceleradoras que ajudam startups a desenvolverem as ideias e os negócios, fornecendo serviços de mentoria, orientação estratégica, formação, I&D, parcerias, network e financiamento.