Apoiarte celebra 25 anos e é distinguida com Medalha de Mérito Social
Fundada em 1999, a Apoiarte tem como missão apoiar e dignificar os artistas que contribuíram para o panorama cultural nacional, disponibilizando serviços como uma residência sénior, um centro de dia, e iniciativas de caráter cultural e social.
A Casa do Artista, uma das principais estruturas da Apoiarte, foi destacada por Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), como “um espaço único na Europa” e “um símbolo de liberdade e cultura”.
Durante a cerimónia, Carlos Moedas sublinhou o papel da Casa do Artista na preservação da dignidade dos artistas: “Esta casa é uma família, um sonho tornado realidade, onde não é permitido envelhecer. É uma honra para Lisboa acolher uma instituição que simboliza liberdade e cultura.”
José Raposo, presidente da Casa do Artista, agradeceu o reconhecimento e destacou a parceria histórica com a CML, no apoio à construção do edifício e a concretização de programas como a Residência Artística com a Avó Veio Trabalhar e a terapia assistida por animais: “Esta medalha representa o reconhecimento de 25 anos de trabalho árduo em prol dos artistas e da cultura portuguesa”, afirmou.
A Medalha Municipal de Mérito Social atribuída por unanimidade à Apoiarte, em reunião do executivo municipal, distingue entidades que contribuem de forma notável para o bem-estar e desenvolvimento da cidade de Lisboa.