Cidadania
Transparência

Arroios e Penha de França em foco na reunião descentralizada da Câmara Municipal

A reunião pública descentralizada teve lugar a 12 de abril, na Igreja Paroquial de São Francisco de Assis. As reuniões descentralizadas deslocam-se às freguesias, para "ouvir mais de perto” e “dar respostas concretas” aos munícipes.


O ruído – sobretudo durante a noite, causado por lojas e esplanadas – foi uma das principais queixas dos moradores.

Apesar do licenciamento zero, que permite a cada estabelecimento definir o seu horário, explicou o vereador Diogo Moura, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) está a rever o regulamento de horários, e a estudar a colocação de limitadores de velocidade também no exterior.

Recentemente, disse o vereador da Economia e Inovação e do Espaço Público, a CML impôs dezenas de restrições de horários, nomeadamente na freguesia de Arroios, de forma a garantir aos moradores o “direito ao descanso”.

Ao longo de mais de quatro horas de reunião, os 20 munícipes inscritos reportaram ao executivo alguns dos problemas locais, com destaque para: estacionamento, manutenção dos espaços verdes, recolha de lixo junto aos ecopontos e limpeza do espaço público,

No final, seguindo o modelo das reuniões descentralizadas, os presidentes das Juntas de Freguesia de Arroios, e da Penha de França, e os vereadores eleitos pelas diferentes forças políticas, pronunciaram-se sobre as questões levantadas pelo público.

Assista nesta página ao vídeo integral da reunião.