Aviso amarelo: vento e tempo quente em Lisboa
Nos dias 25 e 26 de julho, haverá persistência de valores elevados da temperatura máxima, de acordo com o IPMA.
O aviso amarelo de vento para o distrito de Lisboa, foi emitido para para o período entre as 14h de dia 23, e as 00h de dia 24.
O vento, com rajadas de 70 km/h, poderá provocar: danos em estruturas montadas ou suspensas; queda de árvores, ou ramos: afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia; arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, designadamente mobiliário urbano e contentores de RSU, ou desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas; aumento do desconforto térmico.
Foi também emitido aviso amarelo de tempo quente para o distrito de Lisboa, para o período entre as 10h de dia 25, e as 06h de dia 26, com valores elevados da temperatura máxima, exceto na faixa costeira, existindo possibilidade de prolongamento e ou agravamento deste aviso até ao final do mês de julho.
A ocorrência de tempo quente poderá provocar: perigo direto para a saúde; risco direto para a população mais vulnerável (crianças nos primeiros anos de vida, idosos, portadores de doenças crónicas, pessoas com obesidade e imunodeprimidos, portadores de deficiência física ou psíquica com mobilidade limitada ou acamados, doentes medicados, pessoas isoladas, sem-abrigo ou a viver em habitações degradas e turistas); aumento do risco de incêndio rural.
Para atenuar os efeitos do calor, hidrate-se regularmente, evite o consumo de bebidas alcoólicas, faça refeições frias, leves e coma mais frequentemente. Deve, ainda, evitar a exposição direta ao sol, especialmente nas horas de maior calor, e usar roupas mais largas, frescas e leves.