Direitos Sociais

“Cabaz Bebé Lisboa” vai apoiar famílias carenciadas com filhos até 18 meses

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, na reunião de câmara de 25 de janeiro, a criação do “Cabaz Bebé Lisboa”. Medida vai apoiar as famílias residentes em Lisboa, beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, com €300 anuais, por cada criança até aos 18 meses


Este apoio, de acordo com a proposta apresentada pela vereadora dos Direitos Sociais e Humanos, Saúde e Educação, Sofia Athayde, vai chegar às famílias através de um vale digital, recarregável, trimestralmente, com €75 por criança. A sua operacionalização decorre de um protocolo com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e a Médicos do Mundo.

A proposta, enquadra-se no conjunto de medidas do município de apoio às famílias, no combate à inflação. Conta, para o efeito, com uma dotação global de cento e vinte mil euros.

Através da rede de farmácias da ANF em Lisboa, e de uma plataforma eletrónica, as famílias beneficiárias poderão adquirir, nas farmácias, artigos de bebé, medicamentos e até vacinas para esta faixa de idade (até 18 meses) que, embora não estejam incluídas no Plano Nacional de Vacinação, são, em muitos casos, recomendadas pela Sociedade de Infecciologia Pediátrica e pela Sociedade Portuguesa de Pediatria (como as vacinas contra o Meningoco ACWY e contra o Rotavírus).

Para a vereadora Sofia Athayde, “o acesso à saúde pelas populações mais fragilizadas é um dos maiores desígnios deste executivo. Foi nesta perspetiva que lançámos, para os cidadãos seniores, o plano de saúde gratuito Lisboa 65+, e é também neste pressuposto, que queremos dar este apoio essencial às famílias mais vulneráveis com bebés até aos 18 meses”.

Consulte a Ata em Minuta e saiba quais as propostas aprovadas na Reunião Pública de 25 de janeiro.