Café Memória reforça apoio a pessoas com demência e cuidadores
O Café Memória é uma iniciativa social que oferece um espaço de encontro e apoio para pessoas com problemas de memória e demência, assim como para os seus familiares e cuidadores. Mensalmente são promovidas atividades lúdicas, culturais e de estimulação cognitiva, num ambiente acolhedor e informal, que facilita a partilha de experiências e informações sobre a demência, bem como os direitos e deveres dos envolvidos.
O evento de abertura, que assinala o Dia Internacional do Idoso, contou com a presença de Sofia Athayde, vereadora dos direitos sociais, e Elsa Monteiro, da Sonae Sierra, que oficializaram o protocolo de cooperação entre as entidades envolvidas.
Na palestra, Rita Santos esclareceu que “a demência não faz parte do envelhecimento normal, mas o principal fator de risco é a idade”. Destacou sinais de alerta, como a “desorientação temporal e espacial e dificuldades na expressão”, e sublinhou a importância de “valorizar as queixas”, encaminhando os doentes para avaliação médica especializada.
Durante a sessão, a vereadora Sofia Athayde agradeceu o empenho dos voluntários: "Queremos mais Café Memória. Estes momentos de partilha e aprendizagem mútua são fundamentais para construir uma cidade mais inclusiva", afirmou.
O Café Memória do Campo Pequeno realiza encontros no 4.º sábado de cada mês, numa parceria entre a Associação Alzheimer Portugal, Sonae Sierra e a Câmara Municipal de Lisboa.
As pessoas interessadas em voluntariar-se para o Café Memória do Campo Pequeno podem inscrever-se através do Banco de Voluntariado de Lisboa. Para os outros espaços do Café Memória, a inscrição pode ser feita no site oficial, onde se encontram mais informações sobre o processo e os requisitos necessários.