Cidadania
Transparência

Câmara dá voz aos munícipes dos Olivais e Parque das Nações

A oitava reunião pública deste ano teve lugar a 20 de setembro, na Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense, nos Olivais. As reuniões descentralizadas deslocam-se às freguesias para "ouvir mais de perto”, e dar “respostas diretas e concisas” aos munícipes.


O estacionamento tarifado e ordenado nos Olivais, por parte da EMEL, pedido por um munícipe, está atualmente a ser avaliado por esta empresa municipal de estacionamento, esclareceu o vice-presidente, Filipe Anacoreta Correia, na abertura da reunião.

O custo de construção de umas das obras mais recentes do Parque das Nações – a ponte ciclo pedonal do rio Trancão, inaugurada em julho deste ano –, foi questionado por parte de um morador. Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, deixou claro que os valores de investimento municipal foram "delimitados" em 35 milhões de euros, dos quais 25 "ficariam para a cidade", com as infraestruturas que se mantêm no terreno.

Também a demora na abertura da Unidade de Saúde Familiar do Parque das Nações, foi abordada. Há finalmente um empreiteiro, revelou a vereadora Filipa Roseta, e, até ao final do ano, é expectável que haja um visto do Tribunal de Contas, de forma a permitir o começo da obra no início do próximo ano, acrescentou.

Sobre as deficientes condições do Mercado Olivais Sul (Célula B), na Avenida Cidade de Lourenço Marques, um pré-fabricado com algumas décadas, "que sempre foi provisório”, o vereador Diogo Moura afirmou que foi feita uma nova avaliação, para uma intervenção imediata de forma a resolver alguns dos problemas. O projeto para construção de um novo mercado irá ser discutido com a Junta de Freguesia, para “uma estrutura definitiva e de futuro”, adiantou.

Na reunião descentralizada, na Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense, os moradores das duas freguesias deram conta dos problemas locais, com destaque para: limpeza, recolha de lixo, conservação dos espaços verdes, ordenamento da sinalização, passadeiras, acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, e a inexistência de um pavilhão na Escola Básica do Parque das Nações.

No final, de acordo com o modelo das reuniões descentralizadas, os autarcas Rute Lima, dos Olivais, e Carlos Ardisson, do Parque das Nações, e os vereadores de todas as forças políticas, pronunciaram-se sobre as questões colocadas pelo público.

Assista ao vídeo integral da reunião.