Câmara de Lisboa apoia iniciativa “Tratar o Cancro por Tu"
A sessão contou com a presença de Laurinda Alves, vereadora dos Direitos Humanos e Sociais e Saúde, e pretendeu “discutir as terapias mais recentes no combate ao cancro, simplificar conceitos, alertar para a necessidade do diagnóstico precoce, e colocar os doentes no centro da discussão”.
Com a iniciativa “Tratar o cancro por tu”, o IPATIMUP salta os muros da ciência para ir ao encontro da população em seis municípios: Porto, Braga, Coimbra, Lisboa, Vila Real e Évora. Em cada uma das seis sessões, será abordado um cancro diferente - pulmão, mama, leucemias e linfomas, cólon, próstata e pele - e em cada uma dessas sessões irão participar alguns dos melhores especialistas em diferentes áreas médicas e cirúrgicas. O objetivo é sempre o mesmo: discutir as terapias mais recentes no combate ao cancro, simplificar conceitos, alertar para a necessidade do diagnóstico precoce, e colocar os doentes no centro da discussão.
Com estas sessões, explica Manuel Sobrinho Simões, diretor do IPATIMUP, pretende-se "chegar às pessoas e contribuir para a literacia no cancro, procurando também humanizar a forma como olhamos para esta doença e compreendê-la num sentido mais amplo".