Urbanismo

Câmara de Lisboa clarifica projeto urbanístico de Entrecampos

“Mais espaço verde e mais árvores”. A garantia foi deixada pela Câmara de Lisboa, que hoje esclareceu os impactos previstos na arborização da Av. 5 de Outubro, (jacarandás e outras espécies) decorrentes da construção do parque de estacionamento público de Entrecampos, enquadrado na Operação Integrada de Entrecampos. “Toda a linha magnífica de jacarandás que existe na avenida será mantida, e até melhorada”, garantiu Joana Almeida, vereadora do Urbanismo.

 


“Não autorizamos abate de árvores de forma gratuita”, afirmou Catarina Freitas, da Direção Municipal de Ambiente, reiterando o objetivo da autarquia de “requalificar e valorizar o espaço público”, e assegurar o “cuidado técnico na avaliação das árvores existentes”.

A Avenida 5 de Outubro vai ficar mais verde e com mais árvores, garantiu Joana Almeida, vereadora do Urbanismo. Após a construção do parque de estacionamento público de Entrecampos, será duplicado o número de árvores. No eixo intervencionado − integrado na Operação Integrada de Entrecampos (OIE) −, há 75 árvores, das quais 30 serão mantidas, 20 jacarandás e 2 plátanos serão transplantados, e 25 retiradas por não terem viabilidade para transplante.

Serão plantadas 88 novas árvores, das quais 39 são jacarandás, já em viveiro, para serem plantadas oportunamente com maior dimensão. Para mitigar os efeitos da obra, foi ainda sublinhado, o promotor compromete-se a plantar 200 jacarandás em toda a cidade.

O projeto da OIE, acrescentou Joana Almeida, “permite ir ao encontro do que tem sido feito em várias cidades europeias: retirar a logística e estacionamento da superfície e colocar o espaço público ao serviço das pessoas”. Os passeios, atualmente com 1,3 m, e sem árvores, vão passar a ter 3 metros de largura, com árvores, e será criada uma ciclovia, além de novas áreas de estadia.

O projeto foi recentemente distinguido nos MIPIM Awards 2025, destacando-se entre mais de 200 candidatos de todo o mundo, vencendo a categoria "Best New Mega Development" (melhor novo mega projeto).

Para clarificar o projeto urbanístico para Entrecampos, a CML vai organizar uma sessão técnica de esclarecimento no Fórum Lisboa, dia 2 de abril, às 18h30.

Consulte mais informação sobre o Parque de Estacionamento Público de Entrecampos .