Direitos Sociais
Educação

Câmara e Universidade celebram protocolo de gestão da residência Manuel da Maia

A nova residência universitária, no edifício que é propriedade do município, na Avenida Manuel da Maia, 40, será gerida pelos Serviços Sociais da Universidade de Lisboa. A obra estará concluída até ao final do ano, com 320 camas, em 96 quartos individuais e 112 duplos, para não residentes em Lisboa e nos concelhos a menos de 50 km de Lisboa.

 


Foi assinado, a 2 de novembro, o protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal e a Universidade de Lisboa, para a abertura da Residência Universitária Manuel da Maia. O equipamento será cedido por dez anos e poderá ser renovado por dois períodos iguais e sucessivos.

Luís Manuel Ferreira, reitor da Universidade de Lisboa, referiu que "com a abertura deste equipamento, todas as universidades de Lisboa podem usufruir deste espaço." Todos os estudantes poderão estudar em Lisboa, nomeadamente aqueles que mais precisam e os que já são bolseiros.

 "É um dia importante para a Universidade de Lisboa, que empresta o seu saber na gestão de equipamentos como este", concluiu o reitor, salientando que, atualmente, os serviços sociais da Universidade são já responsáveis por 1 400 camas dirigidas a todas as universidades da cidade. Está prevista, adiantou ainda, para 24 de novembro, a inauguração de uma nova residência universitária.

Dez, dos cerca de 17 milhões de euros que vão ser investidos nesta residência, são provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência, revelou Carlos Moedas.

"Temos 900 camas em estudo, mas precisamos de mais. É um problema que não pode ser só resolvido pela câmara, tem de ser o governo, os privados, têm que ser as universidades e só todos juntos é que conseguimos, porque temos 50 mil estudantes deslocados em Lisboa e todos têm que ter direito a ter o seu alojamento", concluiu o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.