Câmara entrega 128 casas do Programa Renda Acessível
Além de cinco blocos habitacionais – com desempenho energético elevado e necessidades de energia quase nulas, cobertas em grande medida por energia produzida no local e proveniente de fontes renováveis – o projeto inclui um edifício destinado a estacionamento e uma área de equipamentos sociais e espaço público envolvente.
Na entrega das chaves, que contou com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, salientou a necessidade de “continuar a construir”, numa cidade onde “6 000 pessoas” precisam “destes apartamentos”.
Já em construção estão mil casas, e duas mil em projeto, afirmou o autarca, que defendeu incentivos aos privados e a cedência de terrenos às cooperativas.
Os munícipes que agora irão receber as casas (de tipologia T0 a T3) terão a oportunidade de viver numa zona nobre da cidade de Lisboa pagando em média menos 70% do que pagariam se arrendassem no mercado privado.
O rendimento per capita das famílias em causa é de 1 233€, sendo maioritariamente jovens portugueses, trabalhadores, com menos de 35 anos, residentes em Lisboa.