Educação

Câmara investiu este ano 30 milhões de euros em escolas e creches

O arranque do ano letivo fica marcado pela construção e requalificação integral de três novas escolas: EB Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, em Benfica, EB Manuel Teixeira Gomes, em Marvila, e EB Santo Amaro, em Alcântara. Em 2023, o município investiu 30 milhões de euros em escolas e creches, num total de 107 milhões de euros previstos até 2026.


Na Escola Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, no Bairro da Boavista, em Benfica, foi demolido o antigo edifício, para novas instalações que vão acolher 267 alunos. A intervenção incluiu a demolição do edifício antigo e a construção de novas instalações com dois pisos e um conjunto alargado de valências e espaços verdes, no maior investimento de sempre numa EB em Lisboa: 11 milhões de euros.

Em Marvila, a associação de pais da EB Manuel Teixeira Gomes apresentou uma proposta, que resultou num projeto vencedor do Orçamento Participativo, para construção das coberturas. A obra acabou por ser alargada à beneficiação das salas, ampliação da biblioteca, uma sala de ensino especial (espaço snoezelen), melhores acessibilidades, recreio e campo de jogos, e requalificação de espaços exteriores, entre outras intervenções.

Mais de 300 crianças vão inaugurar este ano letivo uma escola integralmente requalificada, em Alcântara. Depois de obras de beneficiação geral e arranjos dos espaços exteriores, a Escola Básica Santo Amaro está pronta para o novo ano letivo e foi visitada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. 

Salas requalificadas, ginásio, sala de ensino especial (espaço snoezelen), unidade de apoio especializado à multideficiência, plataforma elevatória para acesso a utilizadores com mobilidade reduzida, melhoria da eficácia energética, com painéis solares térmicos e painéis fotovoltaicos, são as principais intervenções na escola na Rua Pedro Calmon, em Alcântara.