Cidadania
Transparência

Câmara ouve sociedade civil sobre Regulamento de Atribuição de Apoios

Município de Lisboa envolve serviços internos, cidadãos e sociedade civil na avaliação do atual Regulamento de Atribuição de Apoios Municipais de Lisboa (RAAML), em vigor desde 2008. Dezanove entidades com "reconhecido interesse municipal” estiveram presentes, dia 18 de junho, na sessão participativa de cocriação promovida pela autarquia.


Durante o processo, com duas sessões presenciais, foram recolhidos contributos com vista à melhoria e atualização do regulamento que estabelece as regras de atribuição de apoios por parte do município.

Esta ação integra o Compromisso 2 da Parceria para o Governo Aberto – marco 2 –, que dará origem a um relatório com os dados e contributos recolhidos ao longo deste processo colaborativo.

A participação da sociedade civil – na “fase de avaliação” do atual regulamento – “promove um melhor alinhamento entre os critérios do município com as preocupações da sociedade civil, tornando as políticas públicas municipais mais transparentes".

A revisão em curso visa o “reajustamento à realidade legislativa e regulamentar que, desde 2008, sofreu inúmeras alterações”, e a adaptação "a novas realidades e áreas de atuação do município que, entretanto, ganhou novas competências, como a Educação, e novas áreas de interesse público, nomeadamente a Ação Climática e a Mobilidade.

O RAAML define as normas e procedimentos para atribuição de apoios financeiros e não financeiros, a pessoas singulares e organizações que desenvolvem projetos de interesses municipal, nas diferentes áreas de atuação do município de Lisboa.