Caminhada pelos miradouros de Lisboa assinala mês da Diabetes
O percurso, com um total de cinco quilómetros, incluiu vários pontos da capital, como a Ribeira das Naus, o Panteão Nacional, o Miradouro da Graça e o Miradouro do Castelo de São Jorge. Com um trajeto cuidadosamente planeado, para proporcionar uma “experiência enriquecedora”, os participantes puderam apreciar vistas icónicas da cidade enquanto praticavam atividade física, um fator crucial na prevenção e gestão da diabetes.
A caminhada noturna, simbolicamente associada ao Círculo Azul – emblema mundial da diabetes que representa a união dos povos e a cor da bandeira das Nações Unidas – procurou incentivar a adoção de estilos de vida mais saudáveis.
Segundo dados de 2024, do Programa Nacional para a Diabetes da Direção-geral da Saúde, mais de 900 mil pessoas em Portugal têm diagnóstico de diabetes nos cuidados de saúde primários, correspondendo a 8,6% dos utentes do Serviço Nacional de Saúde.
O Dia Mundial da Diabetes, assinalado a 14 de novembro, foi instituído pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde, em memória de Frederick Banting e Charles Best, responsáveis pela descoberta da insulina, usada no tratamento contra a diabetes.