Campanha “No Money, But Love” combate exploração de animais na mendicidade
Combater o “fenómeno crescente da utilização dos animais para mendicidade”, e distinguir “entre os animais cujos tutores são pessoas sem-abrigo, que os tratam como verdadeiros familiares”, e “o contexto diametralmente oposto, praticado por grupos organizados que se dedicam à instrumentalização de animais para conseguirem esmolas”, são os objetivos da campanha “No Money, But Love”, explica Pedro Paiva, Provedor Municipal do Animal de Lisboa.
Por toda a cidade, nas estações do Metropolitano, esquadras da PSP, comércio local, e nas redes sociais, a campanha – em Português e Inglês – alerta “não apenas os habitantes e visitantes portugueses de Lisboa, mas também os turistas, que aumentam significativamente em agosto”, diz Pedro Paiva.
Para Ângelo Pereira, vereador da Proteção e Bem-Estar Animal da CML, “agir contra a utilização de animais para mendicidade é um imperativo na luta que Lisboa trava diariamente em prol do bem-estar animal”.
A situação “é intolerável”, e a Câmara tomará e apoiará “todas as medidas que venham a ser necessárias para garantir o respeito e a dignidade dos animais em situação de abuso ou perigo”, acrescenta.
“No Money, But Love” é a terceira iniciativa lançada este ano pela Provedoria. Denúncias através de um sistema de “botão de emergência”, e o resgate de animais explorados e encaminhamento para associações de proteção animal, foram objetivos alcançados com as iniciativas anteriores.