Mobilidade

Carris fiscaliza utilização indevida dos corredores BUS

A iniciativa da Carris, em parceria com a Polícia Municipal de Lisboa, pretende melhorar a circulação de autocarros e elétricos e aumentar a velocidade comercial. O projeto começou com ações de sensibilização e regista já mais de 3 000 infrações.


Em cerca de seis meses, informa a empresa municipal, registaram-se "mais de 3 000 infrações”, pela utilização indevida das paragens e corredores BUS, que resultaram em "advertências, multas e ativação de reboques”.

O projeto, acrescenta a Carris, começou pela “sensibilização dos condutores”, tendo registado “1 591 advertências, 1 441 multas e 28 casos de ativação de reboques”.

A fiscalização, é “uma das etapas do plano para libertar, cada vez mais, as vias de circulação dedicadas ao transporte público”, sublinha a Carris, que prevê o “alargamento deste serviço através de ações conjuntas com a EMEL e, numa fase posterior, com agentes da empresa”.

Paralelamente, estão a ser criados novos corredores BUS na cidade, com prioridade nos semáforos dos cruzamentos mais relevantes. A utilização de câmaras nos veículos, para detetar infrações “com impacto na circulação dos autocarros e elétricos”, é outra medida já em fase de teste na Carris.