Skip to main content Skip to page footer
Mobilidade

Carris formaliza candidatura para fornecimento de 15 elétricos

O investimento de 41 milhões de euros – 27 milhões do programa Sustentável 2023 – irá garantir mais passageiros para a linha entre a Praça da Figueira e Algés e uma cidade mais amiga do ambiente, com a redução do consumo de gasóleo, na ordem dos 180 mil litros/ano e uma redução de gases com efeito de estufa em cerca de 500 toneladas de CO2.

 


Na cerimónia da candidatura da Carris, em Santo Amaro, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, assegurou o compromisso com a neutralidade climática, salientando “a multiplicação dos modos de mobilidade na cidade, o aumento de utilizadores do transporte público, o desenvolvimento de um sistema de transportes multimodal e a a restrição da circulação de mero atravessamento na Frente Ribeirinha e Baixa de Lisboa”.

Os novos elétricos articulados, vão operar na linha 15, “que estamos a planear expandir ao longo da frente ribeirinha, tanto para Oriente como para Ocidente”, acrescentou Carlos Moedas.

Com estes novos elétricos, a Carris “vai prestar mais e melhores serviços, com mais segurança, mais conforto, maior rapidez”, afirmou o autarca.

Catorze, dos 15 elétricos adquiridos em 2023, estão já em circulação entre Cais do Sodré e Algés. O aviso prevê o cofinanciamento de 85% do valor investido na aquisição dos 15 elétricos.

Na cerimónia desta tarde, em Alcântara, estiveram presentes o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e o presidente da Carris, Pedro Bogas.