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Carris tem novo sistema de pagamento a bordo

O sistema, hoje apresentado, permite pagar a tarifa de bordo com cartão bancário contactless, físico ou virtual, sem a compra de um título pré-pago. Esta opção permite, ainda, a compra de bilhetes para famílias ou pequenos grupos, e está disponível em toda a rede da Carris: autocarros, elétricos, elevadores e ascensores.


Com esta nova opção de pagamento da tarifa de bordo, cada compra é válida apenas na viagem que o utilizador vai fazer, excepto nos elevadores, em que são permitidas duas viagens (uma subida e uma descida), informa a Carris. A solução permite, ainda, a compra de bilhetes para “famílias, ou pequenos grupos”, até um máximo de 10 pessoas.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, participou na cerimónia de apresentação pública do sistema, numa viagem entre a estação da Carris em Santo Amaro, e o Terreiro do Paço.

A nova tecnologia, sublinha o autarca, “ajuda as pessoas a conseguirem ultrapassar, muitas vezes, o não ter dinheiro no bolso ou não terem o passe navegante, porque se esqueceram e, portanto, têm que pagar”, bem como para quem vem de fora, “mesmo de outras cidades do país, chega aqui, entra no autocarro e facilmente o faz”.

Com o novo sistema, “reforçamos o nosso compromisso com a melhoria da experiência de viagem dos nossos clientes, garantindo, assim, uma maior comodidade e uma melhor acessibilidade na utilização do nosso serviço”, afirma Pedro Bogas, presidente da Carris. O objetivo, acrescenta, é “converter mais utilizadores do transporte individual para o transporte público”.

O sistema está disponível em toda a rede da Carris, nomeadamente autocarros, elétricos, elevadores e ascensores. É ainda possível, informa a empresa municipal, utilizar o seu smartphone ou smartwatch para aceder aos serviços de transporte da Carris.