Cidadania

Centro de Arqueologia de Lisboa destaca trabalho de grupo de voluntários

A importância do trabalho voluntário na comunidade foi tema de um encontro, organizado pelo Centro de Arqueologia de Lisboa (CAL), no Dia Internacional do Voluntário, assinalado a 5 de dezembro. O Banco de Voluntariado de Lisboa conta com a colaboração de cerca de 700 pessoas.


No encontro, foi destacada a importância das parcerias entre diversas entidades e o trabalho dos voluntários, para a concretização de projetos significativos para a cidade.

Para o coordenador do CAL, António Marques, "esta ação é benéfica” para a comunidade, e "para nós, enquanto instituição, é desafiante transmitir informações sobre o nosso trabalho, envolvendo muitas vezes o público, como no programa que desenvolvemos no âmbito do Banco de Voluntariado”.

Stephanie, voluntária no Centro de Arqueologia de Lisboa, partilhou o seu entusiasmo e experiência: "Tenho a responsabilidade de limpar e reconstruir peças encontradas nas escavações da Praça Luís de Camões. Inscrevi-me no site do Banco de Voluntariado de Lisboa por ter curiosidade acerca da arqueologia e, mesmo não sendo a minha área, estou a adorar a experiência”.

O Banco de Voluntariado de Lisboa conta já com cerca de 700 voluntários ativos, dos quais 400 são regulares. Destes, 240 participam em projetos promovidos pelos serviços municipais. Esta plataforma conta ainda com a colaboração de 59 entidades parceiras, incluindo 11 serviços municipais.