Ambiente
Bem-estar Animal

Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa recupera cágado-mediterrânico

O cágado-mediterrânico, residente no lago do Espaço Biodiversidade há mais de duas décadas, foi resgatado pelos jardineiros da Câmara Municipal e entregue ao cuidado da equipa do Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa (LxCRAS).


Os jardineiros da Câmara Municipal de Lisboa, que cuidam da flora e vegetação, também estão atentos à fauna e foi assim que detetaram e resgataram um cágado-mediterrânico. Este réptil é uma das duas espécies nativas em Portugal (a outra é o cágado-de-carapaça-estriada), ambas ameaçadas pela perda de habitat e competição com espécies invasoras vorazes como a tartaruga da Florida. São animais que podem ser encontrados numa grande variedade de zonas húmidas, como charcos, pauis, represas, albufeiras, ribeiras e rios.

A equipa do LxCRAS diagnosticou-lhe uma infeção e após tratamento, ficou restabelecido, e pôde ser devolvido à natureza, pelas mesmas mãos que tratam de manter um habitat saudável e que lhe permitiram ter uma segunda oportunidade.

De referir que esta equipa multidisciplinar e especializada, recebe os animais debilitados, doentes, feridos ou provenientes de cativeiro ilegal e promove a sua reabilitação com vista à reintegração no meio natural.