Começou a substituição da iluminação pública da Segunda Circular
A mudança pretende melhorar a qualidade e as condições de iluminação da Segunda Circular, oferecendo mais uniformidade e conforto visual, promovendo a eficiência energética e contribuindo para reduzir o custo de manutenção das luminárias.
A eficiência energética é alcançada com a redução da potência instalada de 67,4% (200 KW para 65 KW), com uma redução anual do consumo de 543 000 KW/h. A redução anual da fatura energética será cerca de 81 481 €.
“A Segunda Circular é uma das principais vias de circulação na cidade de Lisboa. Tudo o que sejam investimentos que reforcem a segurança nesta estrada são bem aplicados. Neste caso, em concreto, junta-se a preocupação ambiental, algo em que estamos fortemente empenhados", refere Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Conseguimos um reforço muito significativo da eficiência energética com os novos equipamentos, que substituem outros já considerados obsoletos”, acrescenta.
Os trabalhos incluem a remodelação de todo o sistema com a substituição dos equipamentos existentes e a uniformização das colunas e luminárias:
- Início da obra no sentido Norte/Sul, lado nascente (entrada norte, bombas da Galp até Av. de Berlim);
- Substituição integral de todas as colunas e luminárias existentes, sendo os novos apoios instalados no local dos existentes, utilizando, sempre que possível, os mesmos maciços;
- Instalação de cerca de 380 colunas e de 720 luminárias com tecnologia led;
- Remoção diária de seis candeeiros;
- Os apoios (colunas) a instalar serão normalizados, com três alturas na totalidade da via: 5, 10 e 12 metros;
- O sistema de telegestão a instalar permite controlar e obter informação sobre todos os aparelhos de iluminação.
A empreitada tem um valor total de 729 500 € e um prazo de execução de seis meses.
Para reduzir o incómodo na utilização deste eixo e os impactos no trânsito da cidade, a obra será executada apenas em período noturno (entre as 22h e as 6h da manhã), de segunda a sábado.