Direitos Sociais
Urbanismo

Complexo Paroquial de São José reforça comunidade do Bairro da Boavista

O Bairro da Boavista recebeu hoje o novo Complexo Paroquial de São José, uma infraestrutura que integra igreja, capelas mortuárias e centro social, e que se insere no processo de requalificação em curso neste território.


Foi hoje assinalada a abertura do Complexo Paroquial de São José, uma infraestrutura comunitária que resulta do processo de transformação urbana que tem marcado o Bairro da Boavista.

Nos últimos anos, esta zona da cidade tem sido alvo de várias intervenções estruturantes: novos blocos habitacionais e obras de melhoria das condições de vida dos edifícios existentes, a construção de uma creche com 84 vagas e a nova Escola Básica n.º 125, hoje designada Jardim de Infância, e Escola Básica do 1.º Ciclo Gonçalo Ribeiro Teles .

A criação de acessos à escola levou à reconstrução da antiga capela, integrada agora no novo complexo paroquial. O projeto, desenvolvido pela empresa municipal Lisboa SRU no âmbito do 2.º Contrato de Mandato, representa um investimento de 4,6 milhões de euros e dá origem a uma nova centralidade comunitária organizada em torno de uma praça que liga o equipamento escolar ao coração do bairro.

“ A arquitetura deste espaço foi pensada para ser um espaço de união e de reunião à volta de um altar que há de ser consagrado", referiu o padre Ricardo Freire, na cerimónia de abertura.

O momento contou ainda com a participação do Agrupamento de Escuteiros da Boavista, que trouxe à cerimónia a energia e o envolvimento dos mais jovens da comunidade.