Compromisso ambiental de Lisboa reconhecido pela Comissão Europeia
Para a comissária europeia, está em causa “um reconhecimento do trabalho árduo e do compromisso” das cidades para se tornarem “neutras em termos climáticos e melhores lugares para se viver”, num caminho conjunto para “uma Europa mais competitiva, verde e justa”.
“Ver este reconhecimento de que estamos no caminho certo, e ser-nos atribuído um selo da Missão, só nos pode motivar ainda mais para alcançar o objetivo”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. Para o autarca, Lisboa é uma das 100 cidades dispostas a abraçar o desafio de alcançar o impacto neutro no clima até 2030.
No Contrato Climático, Lisboa antecipa para 2030 a meta da neutralidade carbónica, sublinhando a sua ambição de se tornar uma cidade mais sustentável, resiliente e inclusiva, com uma posição reforçada de liderança em matéria de clima, tanto a nível europeu como mundial.
No documento, destaca-se que, para atingir aquele objetivo, devem ser assumidas responsabilidades partilhadas para a transição climática, envolvendo ativamente entidades públicas e privadas, centros de investigação, Organizações Não Governamentais (ONG), cidadãos e toda a comunidade.
Lisboa é uma das três cidades portuguesas, juntamente com Porto e Guimarães, que foram selecionadas, com outras 97 cidades, para participar na missão da União Europeia que tem como grande objetivo a adaptação às alterações climáticas, através do alcance da neutralidade carbónica em 2030.