Skip to main content Skip to page footer
Urbanismo

Concurso para requalificação do Martim Moniz recebe 21 propostas

Terminou o prazo para entrega dos trabalhos no âmbito do concurso de conceção e foram submetidas 21 propostas. Os resultados serão discutidos e votados em reunião da Câmara Municipal de Lisboa, em setembro.


A requalificação desta zona da cidade começou com um processo participativo, no qual a população manifestou vontade de criar um jardim na praça do Martim Moniz. O processo entra agora numa fase de análise das propostas recebidas, por um júri que inclui especialistas em arquitetura, arquitetura paisagista e engenharia civil.

Os resultados do concurso serão discutidos e votados em reunião da Câmara Municipal de Lisboa, o que deverá acontecer em setembro.

O objetivo do concurso é selecionar um projeto que responda às necessidades da população identificadas. Os trabalhos devem cumprir critérios essenciais como: aumento das áreas verdes, melhoria da circulação rodoviária, redução de ruído, promoção da acessibilidade pedonal, aumento de segurança e melhoria das vivências urbanas.

Vão ser atribuídos prémios monetários às cinco melhores propostas e o projeto vencedor vai ser desenvolvido e concretizado através de um contrato de prestação de serviços por ajuste direto. O projeto vencedor será apresentado à população com vista à recolha de contributos e sugestões, que integrarão o desenvolvimento do projeto após validação.