Conselheiros das Comunidades Portuguesas recebidos na Câmara Municipal de Lisboa
A diáspora portuguesa “representa a nossa identidade, a nossa alma e a conjugação das tradições com a inovação, a arte, a educação e a difusão da nossa língua e cultura”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Lisboa. A sua “resiliência e capacidade de vencer em todo o mundo”, acrescenta, “são uma inspiração”.
O Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) é o órgão consultivo do Governo, para as políticas relativas à emigração e às comunidades portuguesas no estrangeiro.
Com um mandato de quatro anos, os conselheiros podem “solicitar, por escrito, esclarecimentos ao membro do Governo responsável pela área das comunidades portuguesas, relativamente a questões verificadas nos círculos eleitorais pelos quais foram eleitos”.
Entre os seus direitos, está a possibilidade de reunir na Embaixada de Portugal, com os técnicos e diplomatas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, “para troca de informações sobre questões de importância para o país e as comunidades portuguesas em domínios como o ensino, temas sociais, economia, associativismo, cultura, entre outros”.