Urbanismo

Edifício Saudade no Cemitério de Carnide

O Edifício Saudade, o primeiro espaço funerário multirreligioso de Lisboa, situado no Cemitério de Carnide, tem cinco salas de velório, duas salas de despedida, uma sala de tanatopraxia e um crematório. 


O Edifício Saudade, concebido para responder às necessidades de uma população cada vez mais multicultural, é constituído pela sala Saudade, uma sala de despedida com capacidade para 170 pessoas, duas salas de velório para 65 pessoas e outras duas, mais pequenas, para 35 pessoas. Há ainda duas salas de apoio, para descanso e recolhimento dos familiares, uma sala de espera e a sala de tanatopraxia. 

Trata-se do primeiro espaço funerário multirreligioso de Lisboa e um dos poucos do país. “Fazia falta algo digno que reconhecesse a diversidade cada vez maior em Lisboa”, afirmou Vera Jardim, presidente da comissão para a liberdade inter-religiosa, que acrescentou: “O nome do edifício é muito feliz, porque aqui é o lugar da Saudade.”

Projetado para servir todas as comunidades de forma igualitária, este equipamento funerário, com todas as suas valências, é uma infraestrutura inovadora no contexto dos serviços funerários da cidade, com uma “equipa da Divisão de Gestão Cemiterial que assegura o atendimento personalizado para que o velório de um ente querido seja um espaço exclusivamente de saudade e luto” , referiu Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. 

Em pleno funcionamento, este espaço funerário está disponível para todas as comunidades de Lisboa, materializando os valores de diversidade cultural, respeito e acolhimento comunitário.