Habitação

Entrega de chaves conclui PRA no loteamento das Forças Armadas

Foram hoje entregues as chaves de 146 casas do Programa de Renda Acessível (PRA), no lote 7 da Rua Sanches Coelho, o último dos cinco prédios do loteamento das Forças Armadas. No total, a obra promovida pelo município integra 476 habitações, num investimento superior a 70 milhões de euros.


O novo edifício – de três blocos e tipologias T0 a T4 – inclui estacionamento para bicicletas, lavandaria, sala multiusos, áreas técnicas e equipamento de apoio à família, no bloco 7C, onde está prevista uma creche com acesso autónomo. No piso -1 dedicado ao comércio, prevê-se a abertura de um supermercado.

Desde o Programa Especial de Realojamento, nos anos 90 do século passado, “que não dávamos ou não entregávamos tantas chaves aos lisboetas”, destacou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal, de Lisboa. “A última vez que foi entregue esta quantidade de casas (146 chaves), foi há mais de 30 anos”.

É “essencial assegurarmos mais construção, e aumentar a oferta de habitação”, afirmou. “Nos últimos anos construímos quase 600 fogos para renda acessível, e temos mais de 300 em construção neste momento”.

Simultaneamente, sublinha, o município tem assegurado “mais apoio”, e são já 1 200 as famílias "a ser apoiadas no pagamento das suas rendas".

A empreitada agora concluída, da responsabilidade da Lisboa SRU, representou um investimento de 21 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.