Ambiente
Urbanismo

Especialistas debatem em Lisboa "Riscos Urbanos e Resiliência Social"

Na 2.ª edição da LNEC Lisbon Conference, a 14 e 15 de outubro, em Lisboa, especialistas de diversas áreas destacaram a importância de preparar as cidades para enfrentar desastres naturais, alterações climáticas e crises sociais.


Organizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, o evento reuniu académicos, engenheiros, urbanistas, representantes de governos e organizações internacionais, numa abordagem a questões centrais como a adaptação das infraestruturas a fenómenos climáticos extremos, como inundações e ondas de calor, ou a aplicação de políticas sociais inclusivas.

Estudos apresentados durante a conferência, mostraram o impacto das crises em comunidades vulneráveis, reforçando a urgência de políticas que garantam a equidade no acesso a serviços essenciais e na proteção contra desastres naturais.

Projetos inovadores, como o planeamento urbano ecológico, criação de espaços verdes resilientes e uso de ferramentas tecnológicas para monitorização de riscos, foram debatidos como estratégias eficazes para aumentar a resiliência urbana. A criação de redes de apoio comunitário e a promoção da literacia climática sobre gestão de riscos, foram também apontadas como essenciais no âmbito social.

No encerramento da conferência, foram anunciados novos acordos de cooperação, entre o LNEC e instituições europeias, para concretizar estratégias conjuntas e melhorar a resistência urbana do país.