Estudo pioneiro realizado em Lisboa sobre medição da radiação solar
Trabalhadores de várias áreas da CML, participaram neste projeto internacional durante sete meses, através da utilização de dosímetros eletrónicos, que permitem estimar a dose de radiação recebida no exercício de funções sujeitas à exposição solar.
Estas são as primeiras medições realizadas e permitem estabelecer uma base para estudos posteriores, incluindo estimativas de risco de cancro cutâneo, desenvolvimento de políticas de proteção adequadas aos trabalhadores e modelos de previsão epidemiológica.
O estudo "superou todas as expectativas iniciais em relação à sua visibilidade", tendo sido apresentado em dois congressos internacionais e em três eventos em cooperação com a CML. De destacar o empenho, a dedicação e o profissionalismo de todos os trabalhadores que participaram de forma voluntária no estudo.
O projeto, que contou com a dedicação e o profissionalismo dos trabalhadores envolvidos, é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e realizado pela Faculdade de Ciências Médicas, NOVA Medical School em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa.