Cultura

Europa em debate na Praça do Luxemburgo

A menos de um mês das eleições europeias, Lisboa recebeu o último encontro do projeto “Praça do Luxemburgo - on tour”, criado para incentivar a participação cívica e "combater a abstenção eleitoral”.


Elisa Ferreira, comissária europeia para as Reformas e Coesão, e Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e antigo comissário europeu da Investigação, Inovação e Ciência, estiveram esta tarde no debate, moderado por Milton Nunes, que encerrou o encontro, no espaço “8 Marvila”.

Ao longo do dia, entre debates e entrevistas, foram vários os convidados a marcar presença no encontro, que pretendeu “incentivar a participação cívica e política, fomentar o debate sobre assuntos europeus e combater a abstenção eleitoral”.

O ensino em Portugal, e noutros países da europa, “não tem uma disciplina no ensino secundário sobre o funcionamento das instituições europeias”, lamentou Carlos Moedas. Para o autarca, é importante diminuir a abstenção e combater o afastamento das pessoas da política, que “ainda é maior” em relação à política europeia.

Quando falta menos de um mês para as Eleições Europeias, a 9 de junho, esta última sessão do projeto “Praça do Luxemburgo - on tour” afirma-se como “uma oportunidade decisiva para mobilizar e informar os cidadãos sobre umas eleições tão importantes para o futuro de Portugal e da União Europeia”, afirma a organização do encontro.

O espaço “8 Marvila”, nos antigos armazéns Abel Pereira da Fonseca, em Marvila, ocupa 22 000 m2 remodelados, e transformados numa experiência emergente de cultura, comércio independente e arte.