Cultura

Exposição dos 50 anos do Expresso inaugurada em Lisboa

Uma exposição interativa no Rossio, e a inauguração de um banco oferecido à cidade, junto ao nº 37 da Rua Duque de Palmela – local onde foi fundado o Expresso, marcam o arranque de “uma ação de proximidade” com os leitores, para celebrar 50 anos de vida do jornal Expresso


Lisboa, foi a primeira das 18 capitais de distrito a receber a exposição, que contou com a presença de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal, e Francisco Pinto Balsemão, fundador do Expresso.

Durante duas semanas, uma exposição interativa apresenta “as melhores capas de cada um destes 50 anos”. Cada uma das capas será acompanhada de um QR Code, que vai permitir descarregar “as histórias de cada um destes 50 anos, em formato audioguia ou ouvir no podcast 50 anos de Expresso”.

Para “perpetuar a passagem das celebrações” por Lisboa, foi ainda oferecida à cidade uma peça de arte urbana que “pretende ser um local de encontro e incentivo de leitura”. O banco, para 6 pessoas, foi decorado com algumas das “capas emblemáticas” do jornal.