Cultura
Município

Exposição retrospetiva homenageia Nuno Krus Abecasis em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa assinalou os 45 anos da eleição de Nuno Krus Abecasis, como presidente da autarquia, com a inauguração da exposição “Nuno Krus Abecasis, Lisboa 1980-1990”. A mostra, patente nos Paços do Concelho, revisita uma década de liderança na capital, marcada por significativas transformações urbanas e sociais.


A cerimónia de evocação, realizada a 16 de dezembro, contou com a presença do atual presidente da autarquia, Carlos Moedas, e dos anteriores autarcas, Pedro Santana Lopes e João Soares, que participaram num colóquio moderado pela jornalista Fátima Campos Ferreira.

Carlos Moedas destacou a proximidade de Abecasis com os lisboetas, sublinhando a sua postura de “respeito e igualdade” no trato com os cidadãos. 

“Ele era um homem que estava com as pessoas constantemente. Quando vou aos bairros, sobretudo aos municipais, encontro sempre quem recorde a forma como ele os tratava, com um ‘tu cá, tu lá’ respeitoso, estando sempre ao mesmo nível das pessoas”, afirmou.

Nuno Krus Abecasis foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa de 1980 a 1990. Entre outros cargos, foi fundador e presidente da UCCLA (União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas), deputado; vice-presidente da Assembleia da República e Secretário de Estado das Indústrias.

A exposição, organizada pela Câmara em colaboração com o Instituto Amaro da Costa, apresenta uma retrospetiva fotográfica das principais intervenções urbanísticas conduzidas por Abecasis entre 1980 e 1990, incluindo projetos emblemáticos como a recuperação do Chiado, atribuída a Siza Vieira.

A entrada é gratuita, e a exposição estará aberta ao público até 16 de janeiro, de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 19h.