Família Lufinha regressa a Lisboa depois de volta ao mundo à vela
“Viver culturas diferentes, fugir um pouco da confusão da cidade e ter algum tempo de qualidade”, foi a motivação que, em 2023, levou Francisco Lufinha e a família a navegarem durante mais de dois anos e quatro meses, fazendo uma circum-navegação completa do mundo.
Atravessaram três oceanos e fizeram escala em mais de 20 países, numa viagem em família: os filhos, Francisco e Vera, passaram grande parte deste tempo a bordo, com rotinas de escola e vida quotidiana adaptadas ao mar.
No regresso, a 11 de janeiro, foram recebidos por dezenas de embarcações, que acompanharam a chegada do veleiro no Tejo, com apoio das autoridades marítimas. Esta tarde, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, felicitou a família pela “viagem épica”, numa recepção informal nos Paços do Concelho.
Francisco Lufinha é um conhecido kitesurfer e aventureiro português, com vários recordes em travessias marítimas e conhecido por projetos ligados ao mar e à exploração:
- Guinness World Record pela travessia mais rápida do Oceano Atlântico, num barco movido por kite (kiteboat), entre La Palma (Canárias) e Martinica (Caraíbas), com 20 dias, 4 horas e 35 minutos de navegação, concluído em dezembro de 2021;
- Em 2015, Lufinha estabeleceu o recorde mundial de maior distância de kitesurf sem parar, percorrendo 874 km (472 milhas náuticas) em 48 horas seguidas entre Lisboa e a Madeira;
- Em 2017, com a alemã Anke Brandt, Lufinha completou uma travessia de cerca de 1 646 km, desde os Açores até ao continente português, estabelecendo um novo recorde mundial em dupla.