Festa do Professor presta homenagem aos docentes jubilados
À semelhança de anos anteriores, a cerimónia assinalou o reconhecimento do trabalho dos docentes nas escolas públicas da cidade e prestou homenagem aos professores agora aposentados pelo trabalho realizado ao longo da carreira.
“A história da cidade é, em grande medida, a história dos seus professores”. Aos 45 educadores e professores, presentes esta tarde no jardim da Biblioteca Palácio Galveias, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, deixou uma palavra de agradecimento pela dedicação ao ensino “a mais exigente e mais bela missão".
O ensino, realçou o autarca, é “verdadeiramente cultivar, exige um gesto inicial, o de semear, exige depois um tempo de espera, de cuidado, de persistência, e exige a capacidade de colher os frutos”. É esse o percurso "que hoje nos une, é por isso que estamos aqui, para honrar quem o faz. O percurso de quem semeia, de quem espera com persistência e de quem vê o seu trabalho dar frutos”, acrescentou Carlos Moedas.
A Festa do Professor assinala, anualmente, em Lisboa o encerramento do ano letivo e a homenagem aos Professores Jubilados 2024/2025. Nesta edição, para “valorizar e divulgar o trabalho realizado pelas escolas públicas”, a iniciativa contou com a colaboração da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.