Cultura

Festas de Lisboa 2025: de todos para todos

A programação das Festas de Lisboa foi hoje apresentada à cidade, na Praça do Município. Enraizadas na tradição, mas de braços abertos ao mundo, vão "mobilizar a cidade e a sua gente” durante todo o mês de junho.


As Marchas Populares, dedicadas à "Alma de Lisboa", marcam o início da programação, dias 30 e 31 de maio e 1 de junho, na MEO Arena, e a 12 de junho os bairros desfilam na Avenida da Liberdade.

Nesse dia, Lisboa organiza mais uma edição dos tradicionais Casamentos de Santo António. No local onde nasceu o Santo, ocupado hoje pela Igreja de Santo António, haverá fado, guitarradas, e uma peça de teatro.

Além dos 16 Arraiais Populares, a música ocupa lugar de destaque, com nomes como: Carminho, Rui Massena, Gil Brito, Anupama Bhagwat, recitais de Jazz e a Orquestra Gulbenkian. D.A.M.A. e Bárbara Bandeira em dois inesquecíveis concertos, vão encerrar as Festas de Lisboa no Terreiro do Paço.

Novidade nesta edição, é a programação do auditório Lisboa Cultura, na Feira do Livro, com conversas sobre a Lisboa Plural, o humor de Rafael Bordalo Pinheiro e sobre a sua criação paradigmática, o Zé Povinho, e oficinas dedicadas à importância da escrita.

Pela primeira vez em Lisboa, o Europride, o maior evento LGBTI+ da Europa, oferece uma programação diversificada em vários locais da cidade.

Durante todo o mês de junho, Lisboa transforma-se num grande palco de celebração e encontro, com uma programação maioritariamente gratuita, inclusiva e multicultural, que reflete o espírito vibrante da capital.

“Lisboetas são todos aqueles que cá chegam, são todos aqueles que estão connosco, são todos lisboetas”, afirmou Carlos Moedas, na apresentação do programa, que contou com a presença de Carminho, D.A.M.A e João Pedro Pais, entre outros.

“Não há várias culturas. Há uma cultura de Lisboa”, que vem de todos nós. Mas a nossa cultura também é África, Ásia, Japão, acrescenta. "Tudo isto misturado é Lisboa".