Direitos Sociais

Gabinete Finanças Saudáveis apoia mais de 700 famílias em Lisboa

O Gabinete Finanças Saudáveis, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (CML) em parceria com a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, tem registado um impacto crescente no apoio a famílias sobre endividadas. Criado em março de 2023, o serviço já prestou mais de 700 atendimentos, telefónicos e presenciais.


Para reforçar a divulgação do gabinete Finanças Saudáveis, foram disponibilizados balcões móveis para responder às dúvidas dos cidadãos, a 26 de novembro, nas estações de metro de Cais do Sodré, Entrecampos e Oriente.

A ação de divulgação, afirmou Susana Jorge-Ferreira, da CML, “permitiu esclarecer e promover uma maior adesão a esta medida, essencial para o bem-estar financeiro dos lisboetas”. O apoio, gratuito e especializado, sublinhou, visa ajudar “a gerir eficazmente o orçamento familiar e a enfrentar a crise instalada em Portugal”.

De acordo com os últimos dados, o número de atendimentos telefónicos aumentou 10%: de 374 em 2023, para 410 este ano. Os atendimentos presenciais, por seu lado, registaram uma subida de 30%, com 232 casos em 2024.

Destaca-se, ainda, o crescimento de 97% nos processos de intervenção junto de credores: de 30 para 59 situações analisadas.

Carla Dourado, da DECO, explicou a importância deste serviço: “O objetivo é ajudar os munícipes a reequilibrar as suas finanças e a gerir o orçamento familiar de forma eficaz. Por exemplo, nesta época de Natal, sugerimos que as famílias planeiem os seus gastos, definindo um orçamento para os presentes, e conhecendo a sua real situação financeira através do Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal".

O trabalho do gabinete Finanças Saudáveis, acrescentou Graça Cabral, da DECO, “vai além do apoio técnico: “Analisamos as situações e apresentamos propostas ajustadas aos rendimentos das famílias junto dos credores, o que permite não só regularizar dívidas, mas também melhorar a gestão dos rendimentos no futuro”.