Gebalis assinala 30 anos de gestão dos bairros municipais
Lisboa é “uma das poucas cidades na Europa em que 12% da população vive em habitação municipal”, afirmou Carlos Moedas, na cerimónia que assinalou o trigésimo aniversário da empresa. A Gebalis, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, “não é uma empresa, é uma missão. Aqueles que aqui trabalham, acreditam profundamente na sua missão: trazer dignidade às pessoas”.
Mais do que gerir edifícios, a empresa municipal “aposta na dinamização social e comunitária”, promovendo iniciativas que como o Talentos do Bairro, que estimulam a participação ativa dos moradores. Projetos de reabilitação urbana, eficiência energética, inovação digital e inclusão social são algumas das áreas estratégicas em que tem investido para “tornar os bairros municipais mais sustentáveis e resilientes”.
No ano em que comemora o seu 30.º aniversário, a Gebalis-Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa “reafirma o seu compromisso” com o futuro da habitação municipal em Lisboa. O programa de reabilitação Morar Melhor, lançado pela CML e executado pela Gebalis, completou, em 2025, dois anos. O investimento global, de 40 milhões de euros, prevê obras estruturais em coberturas e fachadas de edifícios, incluindo intervenções em mais de 200 elevadores, e obras nos espaços comuns.