Desporto

Ginásio Clube Português comemora 150 anos

O Ginásio Clube Português (GCP) celebrou, a 18 de março, o seu 150.º aniversário com uma gala no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. O evento reuniu dirigentes, atletas, professores e representantes de várias entidades públicas e privadas para assinalar a história e o impacto do clube no desporto nacional. 


O clube, que atualmente conta com cerca de nove mil sócios, e uma equipa de 300 trabalhadores e 100 professores, tem sido um parceiro da Câmara Municipal de Lisboa em várias iniciativas de promoção do desporto.

Na cerimónia, Carlos Moedas destacou a "importância do Ginásio Clube Português para a cidade e para o país”, recordando a sua longa história e “o papel que desempenhou na introdução da ginástica em Portugal”. O autarca sublinhou ainda “o impacto social da instituição", que, além da atividade desportiva, desenvolve programas comunitários para diferentes públicos, desde jovens em bairros desfavorecidos a pessoas com deficiência e seniores. 

“É mais do que um clube desportivo, é uma instituição que deixa uma marca na vida dos lisboetas”, acrescentou.

O Ginásio Clube Português foi fundado em 1875 por Luís da Costa Monteiro e um grupo de jovens entusiastas da ginástica. Ao longo de um século e meio, foi pioneiro em várias modalidades, tendo estado na origem da primeira equipa de futebol oficial do país e da introdução do boxe e da natação em Portugal.