Há uma nova resposta em Lisboa para Pessoas em situação de Sem-Abrigo
O centro, com gestão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), destina-se a pessoas em situação de sem-abrigo, com idade entre os 18 e os 65 anos, que se encontram nesta situação há menos de um ano e que dispõem de rendimento.
“Aquilo que fazemos em Lisboa é único", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas. Há em Lisboa "2 850 vagas de acolhimento, das 5 000 vagas a nível nacional. É trabalho de louvar entre a CML e a SCML e tantas outras organizações”.
Esta iniciativa, refere o autarca, integra o Plano Municipal para a Pessoa em Situação de Sem-Abrigo 2024-2030, com um investimento de 70 milhões de euros. O plano estabelece 23 objetivos, através de 88 medidas concretas, em cinco frentes de intervenção: Prevenção, Intervenção em Contexto de Rua, Alojamento, Inserção Social, Conhecimento e Comunicação.
“É um dos maiores planos nesta área, com medidas focadas em evitar que as pessoas entrem nesta situação, como é o caso destas 90 vagas. O mais importante é a prevenção”, acrescentou Carlos Moedas.
Lisboa dá mais um passo para ser uma cidade inclusiva e solidária.