Cultura

Hot Clube de Portugal vai reabrir na Praça da Alegria

É considerado um dos melhores 100 clubes de jazz do mundo e vai reabrir portas em 2025, na Praça da Alegria, 47. O direito de superfície, por 50 anos, foi aprovado por unanimidade na reunião de câmara de 21 de fevereiro. Proposta foi aprovada a 19 de março pela Assembleia Municipal.


O Hot Clube de Portugal, fundado em 1948, é um dos mais antigos clubes de jazz da Europa, sendo uma “referência a nível nacional e internacional na sua área de atuação”, considera a proposta hoje aprovada.

Instalado na Praça da Alegria, desde a década de 1950, um incêndio em 2009 obrigou à deslocação do Clube para um edifício no mesmo local, onde se manteve nos últimos anos.

Em 2023, após uma vistoria da Proteção Civil municipal, a Câmara determinou “interdição e desocupação imediata” do prédio na Praça da Alegria, 47 a 49, obrigando ao encerramento do espaço.

O encerramento, considera a Câmara Municipal de Lisboa, “representa uma enorme perda para a dinamização cultural da cidade de Lisboa, uma vez que a sua programação é única”.

De acordo com a proposta, o município “pretende continuar a apoiar” o Hot Clube de Portugal, tendo encontrado um espaço de caráter definitivo na Praça da Alegria, no prédio municipal números 47 a 49, num espaço que será reabilitado e recuperado “em duas fases”.

O clube, estabelece o acordo, compromete-se a começar a primeira fase da obra ainda em 2024, e reiniciar a sua atividade, em 2025.

Em 2005, a Câmara Municipal de Lisboa atribuiu ao Hot Clube de Portugal a Medalha de Honra da Cidade.

Notícia atualizada a 19 de março, com aprovação da proposta em reunião da Assembleia Municipal.