Direitos Sociais

Índice de Cidadania em foco no desenho da Carta de Desenvolvimento Local

A quarta sessão de apresentação da Carta Municipal de Desenvolvimento Local (CMDL), a 11 de novembro, encerrou a primeira fase do desenho desta carta estratégica. Encontro reuniu entidades com expressão nos territórios prioritários, associações de moradores e membros da academia.


O debate, no auditório dos Serviços Sociais da CML, contou com a participação da vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Filipa Roseta, a antiga vereadora Helena Roseta, Mikaella Andrade, da Gebalis, e Roberto Falanga, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, num debate moderado por Catarina Carvalho, da Mensagem, sobre a importância do índice de Participação e Cidadania, e o seu contributo para uma cidade inclusiva e sustentável.

Durante a sessão, foram abordadas questões como as formas de promover uma participação mais efetiva dos cidadãos na vida urbana e mitigar as disparidades sociais e territoriais. A relevância deste índice, na elaboração da estratégia para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável da cidade, foi sublinhada pelos oradores.

Com a conclusão desta fase, a equipa responsável pela elaboração da CMDL avança para a consolidação da estratégia, incorporando os contributos recolhidos ao longo de quatro sessões participativas: 1ª sessão - Índice Socioeconómico; 2ª sessão - Índice Urbanístico; 3ª sessão - Índice Ambiental; 4ª sessão - Índice de Participação e Cidadania.