Investimento na Higiene Urbana em 2025 será de 38 M€
Além do investimento em novas viaturas, “investimos não só em contratar mais 200 pessoas em 2022, contratámos agora mais 200 e estamos a contratar mais 100". São mais de 500 pessoas na Higiene Urbana e "isso é muito importante para a cidade”, afirmou Carlos Moedas, à margem da inauguração de um novo hub temático em Lisboa.
Existem, acrescentou, “locais da cidade em que ainda há problemas, que surgem por razões muito simples, que todos conhecemos, como, por exemplo, que ao domingo, obviamente, não podemos fazer a recolha de lixo”.
Esse "é o acordo que temos com os sindicatos e, portanto, nesses dias, muitas vezes acontecem situações que não deveriam acontecer, mas estamos a resolvê-las, garantiu”.
Monitorização eletrónica apoia planeamento dos circuitos de remoção
A Câmara Municipal de Lisboa dispõe atualmente “de informação em tempo real mais concreta e mais célere do que acontecia há alguns anos. Isso também é inovação”, afirma Nuno Vinagre, da Higiene Urbana de Lisboa.
Os novos sistemas monitorização e de informação, dão-nos, hoje em dia, “informação muito concreta sobre onde estão as reais necessidades”, para fazer as “adequações necessárias” às exigências da cidade ao nível de resíduos.
O sistema de monitorização eletrónico em todas as nossas viaturas, e os sensores de enchimento em equipamentos na via pública, como as papeleiras inteligentes, explica, fornecem “indicadores operacionais que nos ajudam a tomar as decisões sobre onde e quando devemos reforçar os nossos circuitos de remoção” e acrescenta: “Isto são alguns exemplos onde a informação é fundamental e importante para que nós possamos acompanhar esta exigência nova da cidade”.
Uma exigência “que passa desde logo, por exemplo, por bairros como Alfama ou Castelo, que até há dez anos eram bairros históricos com muito poucos habitantes e, de repente, têm uma densidade de visitantes e de ocupantes, não que é de curta duração, constante”.
Trabalho invisível contribui para o sucesso da Web Summit
Durante os quatro dias da Web Summit, dezenas de operacionais da Higiene Urbana da CML asseguraram, em conjunto com a equipa da Junta de Freguesia do Parque das Nações, a limpeza e o despejo dos cerca de 700 contentores destinados a vários tipos de resíduos. Nos recintos da Meo Arena e da FIL, os contentores distribuídos serviram mais de 70 mil pessoas.
De acordo com dados da Web Summit 2024, estiveram em Lisboa 71 528 participantes de todo o mundo, e mais de 3 000 empresas.