Janeiras cantadas nos Paços do Concelho de Lisboa
É um dos coros avançados do Conservatório Nacional, dirigido pelos professores Teresa Cordeiro e Ruben Santos e, nos dois temas apresentados, deixaram uma mensagem de bom ano, que contagiou os presentes.
A receber o coro, composto por jovens dos 10 aos 14 anos, estiveram o vereador da Cultura, Diogo Moura, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que agradeceu o profissionalismo de todos os jovens, confessando estar "comovido pela vossa voz que é absolutamente incrível, que vem da alma".
Também hoje, mas pela manhã, no átrio do edifício central da Câmara Municipal de Lisboa, no Campo Grande, as Janeiras foram cantadas por um grupo de alunos do 4º ano da Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida.
Segundo a tradição, as Janeiras são cantadas no início do ano, por um grupo de pessoas de porta em porta, que entoam cânticos para anunciar o nascimento de Jesus e desejar um feliz ano novo. A tradição chegou a ser proibida por Dom João I, em 1385, após a Batalha de Aljubarrota.