Skip to main content Skip to page footer
Segurança

José Carvalho Figueira é o novo comandante da Polícia Municipal

Na tomada de posse do superintendente José Figueira, a 16 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi anunciado um reforço de 30 agentes para os quadros da Polícia Municipal de Lisboa (PM). O novo comandante era, desde 2021, responsável pelo comando distrital de Leiria da PSP.


Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, salientou a importância de valorizar as forças de segurança, para garantir que a cidade continue com um sentimento de segurança, que é essencial: “São aqueles que aqui estão, da nossa polícia municipal, que são uma grande parte dessa segurança diária que todos sentimos“ destaca Carlos Moedas no seu discurso.

O reforço da PM é, desde há muito, uma "prioridade para a cidade", já manifestada por Carlos Moedas na reunião do Conselho Municipal de Segurança, em maio último. Só assim, afirmou então, será possível manter “o maior ativo de Lisboa: a segurança”.

Em Lisboa, revelou ainda o autarca, a vídeo-proteção iniciada em Santa Catarina, e que vai avançar para o Cais do Sodré, prevê a instalação de mais 97 câmaras para melhorar a segurança da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, participou na cerimónia de tomada de posse do novo comandante da Polícia Municipal, superintendente José Carvalho Figueira, com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro e o antigo comandante da PM, Paulo Caldas, 

O reforço dos efetivos, das polícias municipais de Lisboa e Porto, afirmou o responsável governamental, acontece após a conclusão de um curso de agentes da Polícia de Segurança Pública, com a entrada de 584 efetivos.