José Ferreira Pinto Basto homenageado em Lisboa
“Figura determinante” para o desenvolvimento económico e industrial do país, Pinto Basto destacou-se pelo seu contributo para o setor empresarial, tendo fundado a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, em 1824 e desempenhado um papel relevante no comércio, na indústria e na banca.
Além do espírito inovador, considera a proposta da Câmara de Lisboa, foi também um visionário na responsabilidade social, promovendo condições de trabalho dignas para os seus colaboradores.
Paralelamente ao sucesso empresarial, José Ferreira Pinto Basto introduziu o cultivo de arroz em Portugal, com “investimentos significativos” em quintas que se tornaram “referências” na produção deste cereal.
Durante a cerimónia, Carlos Moedas sublinhou a importância do legado de Pinto Basto: “Esta homenagem é um tributo a um homem que compreendeu que o progresso económico deve andar de mãos dadas com o compromisso social e o desenvolvimento humano”.
A nova artéria − que liga a Rua Joaquim Carlos Silveira à Avenida da Índia − reforça a memória de uma figura que deixou marcas na história económica e social de Portugal.