Lisboa 65+ conquista prémio Cidades e Territórios do Futuro
Lançado em janeiro deste ano, este plano destina-se a todos os munícipes com 65 ou mais anos, aos quais é proporcionado o acesso a um conjunto de serviços de saúde gratuitos, incluindo teleconsultas 24 horas por dia. Para os mais vulneráveis, beneficiários do Complemento Solidário para Idosos, o programa inclui uma componente reforçada de apoios, nomeadamente ao nível da oftalmologia e estomatologia.
“Penso que é um reconhecimento muito importante para um plano inovador e que procura estar ao lado de quem mais precisa. É preciso termos noção de que mais de um milhão de portugueses continua sem médico de família e a cidade de Lisboa não escapa, infelizmente, a esta triste regra”, refere o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, sublinhando que o Plano Lisboa 65+ pretende ser “um complemento" ao Serviço Nacional de Saúde.
“Fui eleito em Lisboa tendo como foco as pessoas e tendo como princípio desenvolver uma política de proximidade. Com este plano de saúde, estamos a construir um Estado Social Local, capaz de gerar respostas concretas às necessidades dos cidadãos”, afirma Carlos Moedas, referindo que são já mais de 12 mil os inscritos no plano de saúde criado pela autarquia.
Além desta distinção na categoria Saúde e Bem-Estar, a Câmara Municipal de Lisboa recebeu um prémio na categoria Desenvolvimento Económico, com a Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa. Trata-se de uma solução tecnológica com alta capacidade de processamento, integradora de informação e que permite a monitorização, gestão operacional e a realização de analítica sobre os dados gerados por todo o ecossistema urbano.