Skip to main content Skip to page footer
Direitos Sociais

Lisboa, Amadora e Odivelas apresentam plano de apoio às comunidades desfavorecidas

O encontro “Comunidades em ação - operações integradas metropolitanas", deu a conhecer os primeiros resultados do apoio às comunidades desfavorecidas de Lisboa, Amadora, e Odivelas, que compõem a "Grande Lisboa Central".


O Fórum Lisboa recebeu, a 29 de setembro, o primeiro encontro sobre o trabalho de inclusão social e de capacidade transformadora das comunidades locais, que está a ser feito em Lisboa, Odivelas e Amadora.

Os três municípios, apresentaram 86 projetos em áreas como a valorização do espaço público, cultura e criatividade, cidadania, educação, emprego, coesão social e saúde. Os projetos, 12 de intervenção física e 74 de âmbito imaterial, representam um investimento de cerca de 22 milhões de euros, com financiamento do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, sublinhou a importância dos técnicos municipais dos Direitos Sociais, a quem agradeceu, pelo trabalho diário de acompanhamento das pessoas em situação de sem-abrigo.

Aos autarcas da Amadora, Carla Tavares, e Odivelas, Hugo Martins, presentes no encontro, Carlos Moedas lançou o repto de trabalhar em conjunto para resolver o problema das pessoas desfavorecidas.

Os projetos, “que mudam vidas”, salientou o autarca de Lisboa, foram a seguir apresentados, pelos representantes dos três municípios, numa sessão transmitida em direto e que pode acompanhar no vídeo em destaque.

À tarde, os participantes do encontro visitaram os territórios onde decorrem as intervenções: Santa Clara (Lisboa), Encosta do Sol (Amadora) e Pontinha e Famões (Odivelas).