"Lisboa antiga em vista aérea" ilustra a cidade do século XX
Com um capítulo inicial dedicado aos primórdios da aeronáutica lisbonense, escrito pelo especialista em História da Aeronáutica, Henriques Mateus, o livro torna-se um documento de referência da cidade, “indispensável para conhecer e desfrutar da imagem da cidade e da história de Lisboa”.
O livro hoje apresentado, na Câmara Municipal de Lisboa, com textos de Maria Calado, estará disponível nas bibliotecas municipais de Lisboa, afirmou Carlos Moedas, como agradecimento ao trabalho dos autores.
“Em cada imagem, vemos como não crescemos em extensão, estamos limitados, mas como preservamos cada rua, cada praça, cada memória de séculos”, salientou. No livro, “vamos lendo essa história contada pela nossa Lisboa”. E assim, “a descobrir aquilo que Lisboa é. De certa forma, essa identidade. Porque a sua alma é a nossa identidade”, acrescentou Carlos Moedas.
“É impossível não gostar de Lisboa”, disse Maria Calado. A seleção de imagens aqui feita, “é de alguém que entendeu muito bem a cidade, sem ser um especialista de História ou de Urbanismo, mas alguém com conhecimento do terreno, dos percursos da cidade, e que nos dá imagens únicas".
Maria Calado foi vereadora da Cultura e da Ação Social, da CML, entre 1998 e 2002.
Licenciada em História pela Universidade Clássica de Lisboa e pós-graduada em Museologia, é doutorada em Arquitetura, na especialidade de História e Teoria, pela Universidade Técnica de Lisboa. É autora de diversas obras sobre a História da Arte, História da Arquitetura e do Urbanismo, Património Cultural e Políticas Culturais.
É, desde 2015, presidente do Centro Nacional de Cultura.