Transparência

Lisboa apresenta índice de sustentabilidade positivo com tendência de crescimento

O Índice de Sustentabilidade Municipal 2023 Lisboa (ISM) apresentou o valor de 64, superior aos 62,8 do território nacional. O relatório, de investigadores do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP), foi apresentado num encontro com técnicos e dirigentes da Câmara Municipal de Lisboa.

 


O ISM procura refletir o nível de sustentabilidade de cada município, através do diagnóstico do Desenvolvimento Sustentável no território. De acordo com o relatório (ver ficheiro relacionado), o município de Lisboa "está a caminho dos objetivos 2030, e a evolução é suficiente para os atingir”.

O estudo parte das dimensões GESA (Governança, Economia, Social e Ambiente) e das dimensões 5P´s (Pessoas, Prosperidade, Planeta, Paz e Parcerias), num conjunto de métricas adaptadas à realidade autárquica e ao serviço público, alinhado com os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Ao aderir à Rede CESOP-Local, a Câmara Municipal de Lisboa passou a aceder e a disponibilizar, no seu Portal da Transparência, informação que permite monitorizar o alinhamento de Lisboa com a Agenda 2030 das Nações Unidas.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, criada em 2016, define 17 objetivos para transformar o mundo. Nas palavras de Ban Ki-moon, então secretário-geral da ONU, estes objetivos “são uma lista de coisas a fazer em nome dos povos e do planeta e um plano para o sucesso”.