Habitação
Urbanismo

Lisboa apresenta-se no MIPIM como cidade próxima e inovadora

Lisboa, Almada e Vila Franca de Xira vão estar no MIPIM 2025, a principal feira mundial do imobiliário. Na apresentação da presença da região, a 22 de novembro, Carlos Moedas apelou à presença dos 18 municípios da Área Metropolitana, num "evento de cidades e de liderança, que vai muito além do imobiliário".


No encontro do próximo ano, que contará com a presença de mais de 500 cidades, de 90 países, Lisboa deve afirmar-se como “capital da inovação, de sustentabilidade e, sobretudo, credibilidade e capacidade de resposta”, defendeu o presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Devemos aproveitar “esta oportunidade de promoção na perspetiva do desenvolvimento económico, da inovação, da sustentabilidade, e ver o exemplo que podemos dar”, acrescentou.

Enquanto Capital da Inovação da Europa, em 2023, a cidade contribuiu para a criação de cerca de 15 mil postos de trabalho, sublinhou, não só na cidade, mas na Área Metropolitana de Lisboa. Por isso, apelou, "não podemos ir sozinhos. Almada e Vila Franca de Xira já confirmaram, mas a Área Metropolitana tem 18 municípios, e devemos ir todos".

A abrir a sessão de hoje, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho de Lisboa, Joana Almeida, vereadora do Urbanismo, apresentou a “Estratégia 2040 - Uma cidade próxima e inovadora”, centrada nos grandes desafios face à atual conjuntura externa e às questões internas da cidade, em áreas como: Ambiente, Clima e Estrutura Verde; Mobilidade, Acessibilidade e Transportes; Habitação, Educação e Saúde; Capital Humano, Inovação e Emprego; Contexto Territorial e Urbanismo; Bairros, Identidade, Cultura e Coesão Social.

De 11 a 14 de março de 2025, o MIPIM - Mercado Internacional de Profissionais do Imobiliário, vai receber em Cannes mais de 20 000 participantes e 6 500 investidores, de todo o mundo.